ÁGAR-ÁGAR… O QUE É?

Ágar-ágar é uma espécie de gelatina vegetal extraída de algas marinhas vermelhas. A gelatina de ágar-ágar é um produto natural muito saudável, pois não leva corantes, aditivos alimentares, e nem ingredientes animais, como é o caso da gelatina comum. A agarose é uma das principais substâncias presentes na ágar-ágar, sendo responsável pelo seu aspecto gelatinoso.

Esse tipo de gelatina é muito usado na indústria alimentícia como um agente gelificante. Além da sua utilização como aditivo alimentar, a ágar-ágar é utilizada em outras aplicações industriais como por exemplo nas indústrias médica e farmacêutica como substrato na preparação de meios de cultura em microbiologia. Entre as suas principais propriedades destacam-se seu alto poder gelificante, baixa viscosidade em solução e boa transparência.

A gelatina de ágar-ágar pode ser encontrada em algumas formas: pó, flocos, barras e fios. O que as diferencia é o processo de obtenção de cada forma. E ela pode ser comprada em lojas que vendem produtos naturais.

No caso dos fins culinários, a gelatina de ágar-ágar pode ser utilizada para preparar sobremesas como é o caso da terrine de frutas. E no caso de pratos salgados, os mais comuns de serem feitos com ágar-ágar são as mousses.

Mas lembre-se! Independente da receita, cuidado para não pesar a mão na quantidade de ágar-ágar a ser utilizado, pois esse tipo de gelatina é mais potente do que a gelatina comum. Não deixe de assistir ao vídeo ÁGAR-ÁGAR… O QUE É? lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.

Até a próxima Dica! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *