ALIMENTOS CONGELADOS

Você sabe quais os alimentos que podemos congelar? Tem alimentos que, após o processo de congelamento, se mantêm frescos, não perdem nutrientes, não perdem textura, cor ou mesmo o sabor, desde que respeitada a temperatura ideal de congelamento e o prazo de validade. Eu fiz aqui no BLOG uma matéria trazendo algumas recomendações e pontos de atenção para fazer o processo de congelamento dos alimentos. Te convido a dar uma olhada, ok?

Temos vários alimentos que podem ser congelados como por exemplo, pães. Os pães podem ser congelados para durar mais e não perdem nem o sabor e nem a textura. Uma vez que a validade dos pães não é muito longa, e se o seu consumo não for muito grande, o congelamento se torna uma boa opção para conservação.

Outros alimentos que também podem ser congelados são as frutas, como por exemplo amora, manga, abacaxi, frutas vermelhas e legumes tais como ervilha, milho, brócolis, cenoura, mandioca. As carnes cozidas também podem ser congeladas, assim como arroz cozido, sopas, caldos e feijão cozido. Aqui mencionei apenas alguns alimentos, mas tem outros tantos.

Os temperos naturais, tais como as ervas finas, alecrim, salsinha, cebolinha, coentro, também podem ser picados e congelados sem problemas.

Porém, existem alguns alimentos que não é legal serem submetidos ao congelamento, pois sofrem alteração de estrutura e consequentemente, das suas características. Alguns exemplos são: ovos in natura, queijos frescos, maionese, margarina, cremes à base de amido de milho, hortaliças folhosas, gelatina. Por exemplo, o ovo, se congelado em natura, pode estourar no congelador devido a expansão de líquido interno. A gelatina também é outro bom exemplo: ela simplesmente vira gelo e, ao ser descongelada, fica líquida e não volta a consistência original. Assista ao vídeo QUAIS ALIMENTOS PODEMOS CONGELAR? lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.

Até a próxima Dica! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *