CEBOLINHA NA COZINHA

A CEBOLINHA é uma erva muito utilizada na culinária. E junto com a salsa, forma o tão conhecido cheiro verde. Existem duas espécies de cebolinha e ambas pertencentes à mesma família: Allium fistulosum (cebolinha comum ou verde), natural do oriente asiático e Allium schoenoprasum (cebolinha de folhas finas ou galega), proveniente da Europa.

Em termos de cultivo, dá para plantar cebolinha em casa, não sendo necessário um espaço muito grande: apenas um vaso ou uma floreira, um pouco de terra enriquecida com matéria orgânica para semeá-la e, em pouco tempo, já dá para colhê-la. O importante é que ela deve ser cultivada, sob o sol e sempre ser regada.

Por ser uma erva super versátil, ela pode ser utilizada tanto crua quanto cozida em diversos pratos, tais como carnes, caldos, purês, saladas, patês, massas, pastas de queijo fresco, molhos, omeletes, além de utilizá-la em temperos caseiros. DICA: É bom adicionar a cebolinha sempre no final do preparo do prato, pois não pode queima ou cozinhar demais. Ela fica amarga…

A cebolinha também é utilizada na decoração de pratos.

O sabor da cebolinha lembra muito o sabor da cebola (Allium cepa), porém é mais suave. Ela é vendida na forma fresca e em maços.

A cebolinha possui vitaminas A e C, e sais minerais como o cálcio e o fósforo, contribuindo para muitos benefícios à saúde, tais como: antioxidante, prevenção de envelhecimento precoce das células, formação e fortalecimento dos ossos.

Na seção #FICA A DICA DA GISA tem um post sobre como conservar a cebolinha por mais tempo. Aproveita e dá uma olhada no vídeo Cebolinha…piquei e guardei! no canal do YouTube Mãozinha na Cozinha.

 

Até apróxima  😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *