COMO AFIAR SUAS FACAS DE COZINHA DE UM JEITO BEM SIMPLES E PRÁTICO!
Sabe quando você pega um tomate, que é um legume bem macio, e tenta corta-lo e sua faca não corta nada? Pois é… é a popular faca cega. Isso quer dizer que já passou da hora de afiar!
Para te ajudar a resolver esse problema, eu trouxe uma dica de um acessório muito prático para que você mesmo possa afiar suas facas: é um afiador de facas diamantado.
Mas antes de falar desse afiador, quero mostrar outras opções que temos para lidar com as facas, que é a pedra de amolar e as chairas.
PEDRA DE AMOLAR
A pedra de amolar é feita de material abrasivo e possui um lado com uma granulometria de abrasivo mais fino (apresenta um lado mais liso) e outro com granulometria de abrasivo mais áspero.
Mas antes de utiliza-la para afiar a faca, você deve colocar a pedra em um recipiente com água, aproximadamente por 5 minutos. Esse processo é importante para te ajudar na hora de deslizar a faca por toda a pedra para afia-la. Ah! E a faca deve estar posicionada num ângulo de mais ou menos uns 30 graus para fazer esse processo de afiação.
Normalmente, utiliza-se o lado mais áspero da pedra para amolar a faca e o lado mais fino para afiar a faca.
E você sabe a diferença entre amolar e afiar? Amolar é desentortar o fio de corte da faca, que normalmente se desalinha com o uso. Já afiar é reformar o fio de corte, que deve ser feito quando a faca está muito cega.
CHAIRA
A chaira é um utensílio bem antigo e é um dos primeiros a ser utilizado para manter a afiação das facas conforme elas vão se desgastando no dia a dia. Ou seja, a chaira não retira o material da lâmina, ela apenas reforça o fio da faca deixando-o muito mais bem feito.
Existem alguns tipos de chaira. Eu tenho dois deles e a diferença entre eles está na dureza do material: uma chaira é de aço e a outra, é de cerâmica. A decisão da utilização entre uma e outra é que a chaira tem que ser mais dura que o aço da lâmina da faca.
O uso dela é simples. O pulo do gato está no ângulo que a faca faz com a chaira e que deve estar em cerca de 10 a 20 graus de inclinação. E para utilizá-la, comece pela base deslizando a lâmina da faca até a ponta. Faça este movimento 10 vezes de cada lado da faca.
AFIADOR DIAMANTADO
Esse é o jeito mais prático e mais tranquilo de amolar e afiar suas facas, pois não tem como errar! E você não precisa se preocupar com o ângulo das facas no momento de amolar.
Ele possui dois rebolos internos, ou seja, dois discos diamantados de alta capacidade de afiação. A abertura número 1 possui um disco com um abrasivo mais grosso e a abertura número 2 tem um disco com abrasivo mais fino. E para amolar a sua faca é muito simples: comece pela abertura número 1. Encaixe a faca no amolador e deslize em um movimento da frente para trás. Repita esse movimento por 5 vezes. Em seguida, é hora de afiar a faca. Para isto, encaixe a faca na abertura número 2 e faça o mesmo movimento com a faca, indo da frente para trás. Repita esse movimento por 5 vezes também.
E não se esqueça! Depois de afiar as facas é muito importante usa-las em uma tábua adequada para corte. Nada de tábuas de porcelana ou vidro. Elas acabam com o corte da sua faca!
Não utilize sua faca para abrir latas. Cada utensílio na cozinha tem a sua função. Senão, não terá corte de faca que dure! Assista ao vídeo COMO AFIAR FACAS COM PRATICIDADE? no canal Mãozinha na Cozinha, lá no YouTube.
Até a próxima! 😉