COMO HIGIENIZAR VERDURAS

A maioria das verduras são consumidas na forma crua, como por exemplo a alface. Portanto, o cuidado no processo de limpeza dessas verduras é fundamental. E esse processo é constituído de quatro etapas: a triagem, a lavagem, a sanitização e o enxágue.

No processo de triagem, você vai remover todas as partes estragadas e machucadas das folhas.

Em seguida, vem a lavagem que deve ser feita utilizando água corrente. Você deve lavar folha a folha para promover a remoção de algum resíduo sólido presente na folha.

Após a lavagem, temos o processo de sanitização. Este processo é muito importante pois vai cuidar da limpeza microbiológica das verduras. E ele pode ser feito de duas maneiras:

A primeira delas é preparar uma solução utilizando vinagre de álcool na proporção de duas colheres de sopa para cada litro de água. Depois é só deixar as verduras de molho por cerca de 20 minutos.

 A segunda maneira, que é considerada a sanitização mais comum, é aquela em que se utiliza hipoclorito de sódio, a popular água sanitária. No supermercado, ou mesmo no sacolão, você pode encontrar essa solução pronta. E para a utilização, basta seguir a orientação do rótulo de indicação. Mas você também pode prepará-la em casa e para isso, basta diluir duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de água sanitária (com 2 a 2,5% de cloro ativo) em um litro de água. Depois é só deixar as verduras de molho nessa solução por 10 min.

Na quarta etapa é feito o enxague e ele é fundamental! Nesta etapa, se faz um bom enxágue em água corrente para remover os produtos químicos da etapa de sanitização.

Aí sim, as verduras estarão prontas para serem consumidas ou armazenadas.

Da mesma forma que temos esse cuidado com a limpeza das verduras, também precisamos cuidar da limpeza dos legumes e das frutas.

Não deixe de assistir ao vídeo COMO HIGIENIZAR VERDURAS lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.

Até a próxima Dica! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *