COMO PREPARAR BIFE DE BOI
Você já tentou grelhar um bife de boi e ao final percebeu que ele está mais parecido com uma sola de sapato do que com uma carne bem suculenta? Pois é… Por incrível que pareça preparar um bife no ponto não é algo tão simples. Ele começa na qualidade da carne, na espessura da carne, na espessura da frigideira e o ponto mais importante: o tempo de cozimento. Para o bife de uso diário normalmente são usados os cortes de primeira, ou seja, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contrafilé.
Antes de se preparar o bife, é necessário que a carne esteja na temperatura ambiente. Isso é muito importante, pois caso contrário a carne muito gelada esfria a frigideira e você não consegue selar o bife. O ideal é que a frigideira mantenha a temperatura alta.
Procure utilizar frigideiras mais grossas e aquece-la bem antes de colocar a carne sobre ela.
Frite em fogo alto durante 30 segundos de cada lado. Isso irá selar o bife, deixando a parte suculenta do lado de dentro. Em seguida, frite em fogo médio até o ponto que quiser.
Com relação ao tempero, você vai colocar sal e pimenta dos dois lados do bife no momento antes de colocar o bife para grelhar. Assim, o bife não solta muito líquido e não fica seco.
Pessoal, dica bem legal: para saber o nível de cozimento do bife, utilize as mãos.
Você vai apertar o bife. O ponto da carne é igual à elasticidade do músculo na base do seu polegar. Na seção #FICA A DICA A GISA você vai uma comparação muito legal do ponto de cozimento do bife com o músculo do polegar. Espia lá!
E assista ao vídeo COMO PREPARAR BIFE DE BOI no YouTube lá no canal Mãozinha na Cozinha!
Até a próxima!