CONHEÇA OS TIPOS DE UVAS DE MESA
Quais as variedades de uvas mais comuns para consumo que você conhece?
Pessoal, estima-se que existam mais de 5 mil tipos de uvas no mundo. No Brasil, o cultivo da uva começou por volta do ano de 1530, trazida pela expedição do português Martim Afonso de Souza. A grande maioria das uvas é destinada à vinicultura, ou seja, para a produção de vinhos. As uvas que encontramos no mercado são as chamadas uvas de mesa. São uvas mais doces, mais delicadas e que consumimos in natura.
A uva é rica em antioxidantes e fibras e pode ser ingerida com casca e sementes. A presença de vitaminas do complexo B e minerais na uva ajudam a garantir o bom funcionamento do cérebro auxiliando no melhoramento da capacidade de memória.
Mas é importante saber que embora o consumo de uva seja muito saudável e benéfico, é bom evitar o consumo em excesso. Em média, são 16 gramas de açúcar para cada 100 gramas da fruta!
Vamos dar uma olhada nas variedades de uvas que normalmente encontramos no mercado? São uvas com sementes e sem sementes.
UVA ITÁLIA
É uma uva de coloração verde ou meio amarelada, com casca firme e polpa crocante. Essa é a variedade mais popular no Brasil. Ela pode ser usada tanto em pratos doces quanto em pratos salgados para dar um toque mais agridoce para a receita.
UVA RUBI
Você vai reconhecer essa uva pela coloração, que é meio roxa com nuances amareladas. É uma uva mais dura, com bastante polpa, doce e seu formato é ovalado. Ela é consumida in natura ou em salada de frutas.
UVA RED GLOBE
É uma uva bem redonda e de coloração avermelhada, é firme e tem bastante polpa. Tem um sabor bem docinho e são utilizadas na produção de doces, vinhos e sucos. Ainda assim, na maioria das vezes são consumidas in natura.
UVA NIÁGARA
Essa uva é bem conhecida e possui um tom rosado. Devido à essa coloração rosada, também é conhecida como uva rosa. É uma uva de sabor doce sendo muito usada na produção de vinhos e sucos. Ela tem uma textura mais gelatinosa, com casca mais resistente sendo perfeita para geleias. Mas seu consumo na forma natural é o mais frequente.
UVA THOMPSON
Para quem não gosta de sementes, está aqui uma ótima opção de uva: a variedade Thompson. É uma das mais antigas e bem doce. Ela apresenta uma casca fina de coloração entre o amarelo e o esverdeado. Existe também as uvas Thompson na coloração roxa e numa versão mais rosada.
Além de ser utilizada para se fazer vitaminas e doces, essa é a uva utilizada na produção da uva passa devido ao alto teor de açúcar. Aliás essa variedade de uva é produzida no Vale do São Francisco, em Pernambuco, e as uvas produzidas nessa região possuem essa característica de serem muito doces.
Às vezes, a uva Thompson é confundida com a uva Crimson.
UVA CRIMSON
Essa é uma uva que também não tem sementes, tem casca fina e é produzida no Vale do São Francisco (PE) e o que a difere da uva Thompson é a sua coloração mais avermelhada. Essa variedade de uva é bem procurada para o preparo de sobremesas.
UVA VITÓRIA
Por outro lado, uma variedade importada do Chile e que está sendo semeada no município de Juazeiro (BA) vem chamando muito a atenção dos consumidores: é a uva Vitória. É uma uva de coloração bem escura, sem sementes e de casca fina. Ela é muito semelhante à uva Thompson, mas com um teor de açúcar muito maior e bem mais pronunciado. Ela pode ser utilizada na elaboração de sobremesas e pode ser consumida in natura.
No momento da compra, escolha os cachos que não estejam desmanchando e evite as uvas que estejam excessivamente macias ao toque, e que tenham tonalidades amarronzadas e aroma de vinagre. Esses sinais podem ser indícios de que as uvas já estejam em processo de apodrecimento.
E antes de consumi-las é preciso higienizar o máximo que puder, com bastante água para remover resíduos na casca da uva ou no interior dos cachos. Independente da variedade da uva, ela acaba sendo uma ótima opção para sobremesa como uma alternativa doce, barata e muito saudável!
E não deixe de assistir ao vídeo TIPOS DE UVAS DE MESA no canal Mãozinha na Cozinha, lá no YouTube!
Até a próxima Dica! 😉
Meu pai plantava uma uva que nunca mais achei, era bem pequena, bem preta e azedinha, e tinha sementes. Gostaria muito de plantar novamente, mas infelizmente nunca achei. Saberiam me dizer o nome dela, por gentileza.
Olá Maximilian!
Talvez a uva a que você se refere seja a uva Santa Isabel.
Depois dê uma olhada na internet sobre ela e veja se era esta a uva que seu pai plantava.
Beijo da Gisa 😉
Eu sei de qua uva ele fala, eu conheci nos anos setenta no interior do RS. É bem pequena mesmo. Folhas miúdas, cacho com frutos esparsos, redondinhos, uma delícia. Não é a Santa Isabel. Vi em cercas e em pergolado. Queria uma muda também
Olá tudo bem.
Eu moro no litoral Catarinense e quero fazer pequena parreira no quintal da minha casa. Eu quero plantar essa uva Vitória ou a tomphsom da com roxa
E uva Niaagara na cor verde. Será que elas vão se desenvolver ? Moro e em Florianópolis bem ilha e minha casa fica pertinho do mar.e onde posso achar mudas dessas uvas já num tamanho maior para plantar aqui.
Olá Vanderlei!
Sugiro a você entrar em contato com a EMBRAPA. Eles poderão te informar sobre qual a melhor uva a ser cultivada na sua região e também onde adquirir as mudas ideais para a sua plantação.
Beijo da Gisa 😉
Tenho em Floripa no norte da ilha ..uma uva branca de mesa maravilhosa…nao sei a espécie..mas dá.muitos cachos.
Boa noite gostaria de uma ajuda. Tenho uma parreira na casa onde mudei. Porém os antigos proprietários não souberam falar a qualidade (nome) da uva. Só que tem um sabor picante e tom avermelhado
Um fala que é do mexico ou diz que é do Chile
Olá Gustavo!
Sem ver a uva ou o cacho da uva fica muito difícil de dizer se esta uva que você tem em casa é uma das espécies de uva de mesa. Pelas duas características que você descreveu, pode ser que você tenha aí em sua casa uma uva que não seja de mesa, mas sim, seja para fabricação de vinhos.
Beijo da Gisa 😉
Boa tarde Gustavo, se pesquisar, pelo Youtube tem como ver a qualidade da parreira pelas folhas, descobri aqui em casa que tinha plantado um porta enxerto ao invés de parreiras.