FARINHA DE UVA
Você já ouviu falar sobre a farinha de uva?
A farinha de uva é um produto fabricado a partir da casca e da semente da uva, que é uma fruta rica em antioxidantes como polifenóis, fibras, vitamina C, vitamina E, potássio e ferro. Essa farinha apresenta uma coloração roxa, quando é feita a partir de uvas roxas ou esverdeada quando é feita a partir de uvas verdes.
Por ser considerada como uma das variadas opções alternativas à farinha branca, ela pode ser utilizada em diversos tipos de receitas, podendo ser doce ou salgada. Por exemplo: massa de bolos, cupcakes, muffins, cookies, pães, pizza, panquecas e biscoitos.
Muitas pessoas utilizam essa farinha, normalmente uma colher de sopa, em vitaminas ou sucos para adicionar nutrientes extras e um sabor mais frutado. Eu fiz um teste e misturei a quantidade de uma colher de sobremesa com iogurte natural e cereais, o que trouxe um pouco mais de textura e sabor para a mistura.
E dá para fazer essa farinha em casa! Para isso, deve-se retirar as cascas e as sementes das uvas, lavar bem e colocar em uma assadeira ou tabuleiro e levar ao forno, a 180oC, para que as cascas e as sementes fiquem bem secas. Depois de frias, é só bater as sementes e cascas secas no liquidificador até obter a farinha. Como essa farinha não tem conservante é interessante guardá-la em um recipiente bem vedado e, de preferência na geladeira, para aumentar a sua durabilidade. Recomenda-se que a farinha caseira seja consumida entre 2 e 3 semanas após a sua fabricação. Mas se você quer algo mais prático, você tem a opção comprar essa farinha em lojas de produtos naturais ou em lojas virtuais na internet. Assista ao vídeo FARINHA DE UVA lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.
Até a próxima Dica! 😉