FLOR DE SAL E SAL GROSSO… SÃO A MESMA COISA?

Algumas vezes vemos receitas que utilizam a famosa flor de sal para realçar o sabor, trazendo elegância e sofisticação para os pratos, como é o caso do famoso caramelo com flor de sal.

Porém, é comum as pessoas confundirem a flor de sal com o sal grosso, aquele utilizado no churrasco. Apesar de ambos serem sais, existe uma diferença nos seus processos de obtenção.

O sal grosso é obtido através da concentração e secagem da água do mar mantendo todos os seus minerais e nutrientes, inclusive o iodo. Ele não passa pelo processo de refinamento. Também é possível obter sal grosso através da sucessiva recristalização do sal refinado.

Já a flor de sal é a camada fina de cristais que se forma na superfície das salinas é extraída de forma artesanal por colhedores, que utilizam pás para recolher delicadamente este sal. Depois da coleta, as escamas desse sal vão para a secagem natural em cima de mesas de tela. Após um período de 24 horas a flor de sal está seca e pronta para o consumo. Esse sal forma cristais translúcidos, ricos em nutrientes como cálcio, potássio, ferro e iodo e são bem crocantes. Esses cristais quando vistos através de um microscópio, se assemelham a uma flor. Ele pode apresentar diversas colorações devido à aos minerais ou algas típicas da região em que a flor de sal é extraída. Na culinária, esse tipo de sal pode ser utilizado em pratos salgados e doces.

A extração desse tipo de sal demanda mais mão de obra, o que torna a produção mais cara impactando diretamente no preço desse tipo de sal. Portanto, além da diferença entre o processo de obtenção de ambos, o valor também é outro fator a ser levado em consideração, deixando a flor de sal mais cara do que o sal tradicional.

Agora você já sabe: Flor de Sal não é Sal Grosso! E não deixe de assistir ao vídeo FLOR DE SAL NÃO É SAL GROSSO! lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.

Até a próxima Dica! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *