MOLHO PESTO DE RÚCULA
Hoje trago uma receita de molho pesto. Este é um molho de origem italiana que, na sua versão tradicional, é feito à base de manjericão, queijo parmesão, castanha do tipo pinoli e azeite de oliva.
Porém, na receita de hoje, vamos substituir o manjericão por rúcula e a castanha pinoli por castanha de caju.
O molho pesto de rúcula tem um sabor bem delicado e é ideal para temperar massas, ser utilizado como molho em sanduíches ou ainda, como molho para carnes brancas.
Veja abaixo como é muito fácil de executar essa receita.
E não deixe de assistir ao vídeo MOLHO PESTO DE RÚCULA lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.
MOLHO PESTO DE RÚCULA
INGREDIENTES
- ½ maço de rúcula
- 1/3 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 15 unidades de castanha de caju torrada
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- ¼ colher (chá) de sal
UTENSÍLIOS
- Mixer ou processador de alimentos
- Recipiente para colocar os ingredientes
- Pote de vidro para armazenar o pesto
PASSO A PASSO eu FAÇO assim…
- Lave bem a rúcula e remova um pouco dos talos.
- Em um mixer ou processador coloque a rúcula, o azeite e o sal. Processe tudo até que a rúcula tenha se transformado em uma pasta quase homogênea. Se precisar, acrescente um pouco mais de azeite.
- Em seguida, acrescente a castanha de caju e o queijo parmesão. Processe mais um pouco para triturar a castanha e incorporar o queijo.
Embora esse tipo de molho deva ser utilizado frio, fica aqui a dica para a utilização no macarrão: coloque o pesto em uma panela e acrescente uma pequena quantidade de água do cozimento do macarrão. Misture bem e coloque o macarrão sobre pesto diretamente da panela. Em seguida, é só servir! Caso você queira guardar o pesto de rúcula, você pode colocá-lo em um pote de vidro bem vedado e manter na geladeira por até 2 dias.
Até a próxima receita! 😉