OVO… UM ALIMENTO TOP!! ENTENDA AS DIFERENÇAS…
O OVO é um zigoto resultante da fecundação do óvulo. De todos os alimentos que são ingeridos, o ovo é o que fornece as proteínas mais completas, além de fornecer gorduras, vitaminas e minerais. Além de ser um alimento top, é muito utilizado na cozinha. Até mesmo pela sua praticidade, pois fazer um ovo frito não demora nem 5 minutos!
Os ovos mais comuns utilizados no dia a dia são os ovos de galinha e os de codorna.
Mas a gente ainda tem o ovo de pata, o ovo de avestruz que é um ovo bem grande chegando a pesar mais de um quilo, e também as ovas de peixes, que é o caviar, considerada uma iguaria de luxo.
A diferença na cor da casca dos ovos, branca ou marrom (ou vermelha que é a denominação mais comum que a gente vê no mercado) é um caráter genético, consequência da raça das galinhas e não tem nenhuma relação com a qualidade seja nutritiva ou gastronômica ovo.
OVOS BRANCOS DE GALINHA
OVOS VERMELHOS DE GALINHA
OVOS DE GALINHA CAIPIRA
OVOS DE CODORNA
Os ovos são compostos pela casca, clara e gema.
A CASCA é composta por carbonato de cálcio (CaCO3), que é uma substância química e que é o principal componente das rochas. É rica em sais minerais, principalmente cálcio, magnésio e fósforo. O pó da casca de ovo é usado como fonte de cálcio em multi misturas distribuídas no Brasil por várias organizações não governamentais.
A CLARA, que é a parte mais viscosa do ovo, praticamente transparente é composta por albumina que é uma proteína, além de minerais como ferro, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Apresenta baixo conteúdo lipídico. Os atletas consomem muita albumina, pois ela é importante na construção muscular.
A GEMA, que possui coloração amarela, devido ao caroteno que é um pigmento natural é a parte mais calórica do ovo. Ela é uma emulsão lipídica, apresentando 50% de água, 66% de triglicerídeos, 28% de fosfolipídios e 5% de colesterol e ainda 64% dos ácidos graxos são insaturados. A gema apresenta mais vitaminas do que a clara e contém principalmente as vitaminas A e ácido pantotênico.
A cor da gema dos ovos de casca branca e de casca vermelha tem a cor parecida: um amarelo claro. Já a gema do ovo de galinha caipira tem a cor mais alaranjada. Essa diferença está ligada a concentração de caroteno, ou seja, a quantidade do pigmento que dá a cor à gema, e isso é devido ao tipo de alimentação que é dada para essas galinhas.
E por falar em gema, vocês já viram ovos com duas gemas? Pois é! Tem viu? Isso acontece quando uma galinha libera dois óvulos ao mesmo tempo, daí forma-se um ovo com duas gemas.
Os ovos com duas gemas são ovos maiores e um pouco mais alongados que os ovos comuns.
Como conservar os ovos?
Com relação à conservação, o melhor é guardar os ovos na geladeira. Eles podem durar até 15 dias. Se ficarem fora da geladeira, eles podem durar até uma semana, pois vai depender da temperatura ambiente a qual eles vão ficar expostos.
Qualidade! Fique de olho na procedência…
Quando a gente compra um ovo de boa procedência, não há necessidade de limpa-lo para guardar, pois lá na granja eles fazem todo um processo de limpeza e aplicação de produto na casca para evitar contaminação.
Mas se você comprar um ovo que você não conhece a procedência, o melhor a fazer é limpar o ovo antes de guarda-lo, pois a casca do ovo pode ter fezes de galinha e essas fezes podem conter Salmonela. A Salmonela é uma bactéria que causa infecção intestinal e isso é muito sério e perigoso para a saúde humana.
Validade é tudo!
Preste atenção na hora de comprar os ovos: observe se os ovos estão bem conservados, se a casca está íntegra, sem rachaduras, e se o prazo de validade está ok. Dê preferência para os ovos com prazo de validade mais atual com relação à data de fabricação.
Na seção #FICA A DICA DA GISA tem um post com uma dica bem legal sobre Como saber se o ovo está estragado ou não. Essa é uma dica da minha mãe! Passa lá e dá uma lida.
Ah! Também tem um vídeo no YouTube sobre OVOS E SUAS DIFERENÇAS. Assista no canal Mãozinha na Cozinha!
Até a próxima! 😉