PANELA DE PRESSÃO: UTILIZE SEM MEDO!
A panela de pressão é um utensílio muito importante na cozinha. Ela auxilia no cozimento rápido dos alimentos. E é muito utilizada para cozinhar grãos tais como feijão, lentilha, soja e também carnes mais firmes.
Só que muitas pessoas têm medo de utilizar a panela de pressão pelo fato do risco de explosão. Mas se o manuseio for adequado, essa situação de risco diminui muito.
Hoje em dia as panelas de pressão estão bem mais seguras, pois possuem mais de uma válvula de segurança: a válvula principal que é aquele pino em cima da tampa e a válvula secundária que é aquela vermelhinha na tampa, ou embaixo do cabo da tampa ou ainda, nas bordas da panela. Essa válvula secundária ajuda caso haja o entupimento da válvula principal.
Além disso, a panela de pressão tem um anel de borracha para vedação.
Para sua segurança, tanto as válvulas quanto o anel de vedação devem estar em perfeito estado, porque as válvulas são responsáveis pelo controle da pressão dentro da panela e a borracha é responsável pela vedação do vapor aquecido.
Qual o volume de água e a quantidade de alimento que devemos colocar no interior da panela de pressão?
Na hora de cozinhar o alimento, ocupe no máximo dois terços do volume da panela de pressão. Esse volume já é considerando a água e o alimento juntos, ok?
Existem panelas de pressão que já vem com uma marcação no seu interior para mostrar o volume máximo de utilização. E isso ajuda bastante!
No mercado, você encontrará panelas de pressão com volumes de 2,5 litros, 4,5 litros e 7 litros, que são as medidas mais comuns e mais utilizadas na cozinha.
E por que preciso deixar um volume livre no interior da panela de pressão?
Quando se inicia o cozimento, a água dentro da panela é transformada em vapor e esse vapor se expande e a pressão aumenta e fica maior do que a pressão do lado de fora da panela. Por esse motivo é necessário um volume livre para essa expansão. Se a panela for completada até a borda ou muito próximo dela, não haverá espaço para a expansão e a panela pode explodir.
Mas como eu sei que minha panela está funcionando direitinho?
Se o volume de ocupação no interior da panela estiver correto e a panela bem vedada, quando a pressão aumenta e atinge seu limite, você irá ouvir um barulho muito parecido com um apito. Esse barulho indica que a válvula de segurança principal iniciou o seu trabalho, possibilitando que o excesso de vapor escape. Você vai observar que ela também começa a soltar fumaça. Esse é o vapor saindo da sua panela. Desta forma, não mexa na válvula principal porque ela está trabalhando de forma correta.
E depois? Como eu abro a panela de pressão?
Depois de desligar o fogo, a primeira coisa a ser feita é garantir que todo o vapor tenha saído da panela e a pressão interna fique igual a pressão do lado de fora da panela.
E para que isso aconteça, é necessário que ela esfrie.
Você tem duas maneiras de fazer a panela resfriar: 1) deixa-a resfriar lentamente, sozinha, ou 2) acelere o processo de resfriamento.
Para resfriar a panela de forma mais rápida, utilize água corrente. Abra uma torneira e vá jogando água na tampa. Esse procedimento faz com que a pressão diminua e aí sim, você poderá abrir a sua panela. Você vai notar que a tampa não oferece resistência alguma ao abrir a panela. Isso é sinal que a pressão já baixou por completo! Durante esse processo de resfriamento, não remova na válvula, ok?
Na seção #FICA A DICA DA GISA tem algumas dicas legais sobre os cuidados com a conservação de sua panela de pressão para sua segurança! Leia o post Panela de Pressão…#EuCuido. E no canal do YouTube Mãozinha na Cozinha, você poderá assistir ao vídeo Como Utilizar uma Panela de Pressão.
Pronto!! Você já pode fazer sua primeira experiência com sua panela de pressão. E depois conte aqui no site como foi!
Morria de medo da panela de pressão! Agora ela não me domina mais! Adorei o post
Obrigada Ágata!
Na seção #FICA A DICA DA GISA você também vai encontrar dicas bem legais de como cuidar de sua panela de pressão para que você fique ainda mais tranquila na hora de usa-la.
Beijo da Gisa 😉
Ficou show esse post, a partir de agora não vou mais ter medo de explodir minha cozinha rsrs!! Abraços Gisa
Olá Pedro!
É isso aí! Se utilizar a panela de pressão com cuidado e atenção, você não vai explodir sua cozinha!!!
Procure também seguir as dicas que deixei na seção #FICA A DICA DA GISA.
Beijo da Gisa 😉