POR QUE CHORAMOS QUANDO CORTAMOS CEBOLA?
A cebola é um dos temperos mais utilizados na nossa culinária e que traz muito sabor aos pratos, por mais simples que eles sejam. E ela tem muitos nutrientes, tais como cálcio, fósforo e vitamina C.
Porém, muita gente não é muito fã de utilizá-la, mas não pelo fato de não gostar, mas sim pelo fato de que na hora de cortar a cebola, é aquele chororô!
E você sabe por que isso acontece?
Porque quando fazemos o corte da cebola, cortamos as células da sua estrutura e com isso, há a liberação de uma enzima chamada alinase que entra em contato com os óxidos sulfúricos presentes na cebola. Esses óxidos sulfúricos são compostos à base de enxofre presente na cebola e que são responsáveis por seu sabor e seu cheiro característico.
E quando essas enzimas reagem com os óxidos presentes na cebola, produzem um gás bem volátil (sulfóxido de tiopropanal) que reage com a água na superfície dos olhos e se tornam um ácido bem fraco, irritando os nossos olhos e causando a liberação de lágrimas, como um mecanismo de proteção do globo ocular.
E você sabe como podemos minimizar esse efeito na hora de cortar a cebola?
Eu trago aqui três DICAS que você pode utilizar:
Primeira DICA: Vá lavando a cebola à medida que você vai cortando. Dessa forma a água da torneira vai reagindo com os gases liberados pelo corte das células da cebola.
Segunda DICA: Corte a cebola ao meio e deixe-a pelo menos por meia hora em água gelada ou na geladeira antes de cortá-la. A diminuição da temperatura faz com que a reação entre as enzimas e os óxidos sulfúricos presentes na cebola ocorra em velocidade menor.
Terceira DICA: Você pode utilizar um ventilador enquanto corta a cebola. O vento produzido pelo aparelho dissipa os gases gerados durante o corte e impede que cheguem até os olhos. Não deixe de assistir ao vídeo CEBOLA SEM CHORO! lá no canal Mãozinha na Cozinha no YouTube!
Até a próxima Dica! 😉