POR QUE HIDRATAR A PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA?

Conhecida por ser frequentemente utilizada para substituir as carnes brancas e vermelhas, a proteína texturizada de soja, ou simplesmente PTS, vem ganhando muito espaço de utilização em diversos pratos. E em se tratando dos preços elevados das carnes de frango ou boi, a PTS se torna uma ótima opção para o dia a dia.

O grande segredo, está na preparação desse tipo de ingrediente. Portanto hidratá-la de maneira correta faz toda a diferença!

Mas por que temos que hidratar a proteína texturizada de soja?

A etapa de hidratação é uma das principais e mais importantes etapas na preparação de pratos feitos com a PTS, pois só após uma boa hidratação é que a PTS ficará com uma textura ideal para o consumo e apta a absorver bem os temperos. Caso contrário, vai ficar com o popular gosto de nada!

Então como fazer esse procedimento de hidratação?

Existem algumas formas de hidratar a proteína texturizada de soja antes do uso. A mais comum é deixar a PTS de molho em água fervente. É simples: basta colocar a PTS em um recipiente e cobri-la com água fervente, acrescentando o suco de ½ limão ou 1 colher (sopa) de vinagre. A adição do limão ou do vinagre ajuda a minimizar o odor característico da soja.

Deixe a PTS descansar por 20 minutos. Você irá observar que ela ficará com uma textura mais esponjosa. Em seguida, escorra toda a água, de preferência em uma peneira. Lave em água corrente e esprema bem a proteína texturizada de soja para que fique bem sequinha. Para isso, você pode utilizar até um espremedor de batatas.

Após a hidratação, a PTS está pronta para ser utilizada da forma que você desejar em suas receitas!

A PTS fica ótima como almôndega, hambúrguer, em molhos à bolonhesa, picadinhos, refogados e recheios de tortas e de panquecas. Assista ao vídeo POR QUE HIDRATAR A PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA? lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.

Até a próxima Dica! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *