PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA… O QUE É?
A soja é um alimento de origem vegetal sendo uma das fontes de proteínas mais ricas e baratas. Ela apresenta muitos aminoácidos essenciais que são fundamentais que compõem as proteínas responsáveis pela formação de diferentes estruturas, como, por exemplo, células, pele, cabelo e unhas.
Ela é a fonte alimentar de milhões de pessoas no mundo. No Brasil ela é cultivada de maneira extensiva desde a década de 1970 e hoje, é uma das principais geradoras de riqueza da nossa agricultura.
Existe uma diversidade do uso da soja e um deles, é na forma proteína texturizada de soja.
A proteína texturizada de soja, ou simplesmente PTS, é obtida através do processamento da polpa do grão de soja. O grão de soja, após ser limpo e selecionado, é quebrado para separar a casca da polpa. Essa polpa, segue para a fabricação do óleo de soja e o seu resíduo é transformado em farelo desengordurado de soja, que depois de moído é submetido a um processo de texturização originando o floco. Esse processo combina calor, umidade e trabalho mecânico, conferindo à soja novas formas, estruturas, texturas e características nutricionais.
Normalmente são utilizados dois processos diferentes para obtenção da proteína texturizada de soja: Fiação ou Extrusão, sendo que a diferença entre os dois processos recai sobre o índice proteico da PTS. Mas isso é assunto para um outro post, ok?
Ou seja, não dá para produzir proteína texturizada de soja em casa, pois ela é obtida de forma industrial.
A PTS, conhecida também como carne vegetal, é um alimento versátil e de fácil preparo, que pode ser consumido como prato principal ou integrar preparações ricas em nutrientes. Não deixe de assistir ao vídeo PROTEÍNA DE SOJA TEXTURIZADA… O QUE É? lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.
Até a próxima Dica! 😉