SALSÃO NÃO É ALHO-PORÓ!
Você conhece Salsão e Alho-poró? Ainda não?
E se você conhece ambos já os confundiu alguma vez?
Então, vou descrever aqui para vocês quem são esses dois vegetais que apresentam vários nutrientes e que são bem utilizados na culinária.
O SALSÃO também é conhecido como AIPO.
Ele recebe esse nome porque suas folhas são parecidas com as folhas da salsinha e esse detalhe ajuda bastante na hora de diferenciar com o alho-poró.
Ele possui muita água e flavonoides, além de vitaminas B e C e minerais como potássio, cálcio, ferro e fósforo. Por ser considerado diurético, o salsão ajuda eliminar as toxinas acumuladas no organismo, combatendo o inchaço e ajudando no processo de emagrecimento.
É um vegetal muito aromático e todas as partes podem ser consumidas: raiz, caule e folhas.
O salsão é utilizado no preparo de cremes, molhos, sopas, assados e pode ser consumido cru em saladas cortando cada talo em meias luas fininhas.
O ALHO-PORÓ é um vegetal que pertence à mesma família que as cebolas e alhos, mas com um sabor mais suave.
Em termos de nutrientes, ele possui vitaminas A, B e C e minerais tais como iodo, ferro, fósforo e flúor.
Normalmente, do alho-poró se utiliza o talo, ou seja, você faz um corte na base perto das raízes e outro perto das folhas. As raízes são descartadas e as folhas você pode usar para dar sabor à caldos e sopas e até mesmo no feijão e depois são descartadas também.
O talo, que é a parte branca do alho-poró, é geralmente cortada em anéis finos e é utilizada em pratos tais como sopas, suflês, em risotos e na famosa quiche de alho-poró.
Agora você já sabe as diferenças entres esses vegetais. Então não confunda: Salão (ou Aipo) não é Alho-poró! Assista ao vídeo SALSÃO NÃO É ALHO-PORÓ! lá no canal Mãozinha na Cozinha para ver as diferenças entre esses dois vegetais.
Até a próxima Dica! 😉
Descartar as folhas do alho poró???? Nem pensar. Desde quando me entendo por gente, sempre consumi TODAS as partes, inclusive as raízes. Basta lavá-las com uma escovinha, deixar de molho num pouco de vinagre e adicionar ao feijão ou caldos…
Quanto às folhas, acho im sacrilégio descartá-las. São muito saborosas.
As folhas do alho poró são comestíveis?
Olá Aline!
Obrigada pelo seu comentário!
Normalmente, as folhas do alho poró não são consumidas, pois elas possuem fibras de difícil digestão. Elas são utilizadas durante a preparação do prato e depois são descartadas.
Beijo da Gisa 😉