TEMPEROS: QUEM COMBINA COM O QUÊ? – #PARTE 01
Os temperos fazem parte do nosso dia a dia. O sal, o alho, a cebola e a pimenta do reino são temperos que eu considero básicos, ou seja, podem ser utilizados na maioria dos pratos. Ainda temos também a cebolinha, a salsa e o coentro que são temperos muito versáteis e muito utilizados em todo Brasil. Vão bem desde as carnes, peixes, sopas e saladas até os pratos mais requintados.
Existem outros temperos que muitas vezes não sabemos bem como utiliza-los para potencializar todo o sabor dos alimentos, pois dentre tantas opções de ervas e especiarias, nem sempre é muito fácil saber quais utilizar. Mas o melhor tudo é que não existe certo ou errado, tudo depende do seu paladar!!
Por isso, selecionei alguns temperos mais conhecidos e fáceis de encontrar no mercado.
Neste primeiro post trago seis temperos, dos quais inclusive já utilizei alguns nas receitas aqui do site. São eles: o alecrim, o louro, o manjericão (ou basílico), o orégano, a páprica e o tomilho.
ALECRIM
Origem: região do Mediterrâneo.
Combina com: marinadas de carnes (porco e aves), peixes, legumes, omeletes, frutos do mar e molhos, além da tradicionalíssima batata rústica feita com alecrim. Por se tratar de um tempero muito perfumado, pode ser utilizado para aromatizar o azeite de oliva.
LOURO
Origem: surgiu na Roma e Grécia.
Combina com: molhos, carnes, ensopados e, claro, no feijão!!
MANJERICÃO OU BASÍLICO
Origem: Asiática.
Combina com: molhos, principalmente o molho pesto e pizzas. A folha fresca é melhor, porque a folha seca perde seu aroma. Os tipos mais comuns são o manjericão verde e o roxo.
ORÉGANO
Origem: proveniente da Europa.
Combina com: pizza, massas, carnes brancas (como frango), tomate, abobrinha, enfim, é um tempero muito versátil.
PÁPRICA
Origem: Mexicana. Feito a partir de pimentões secos e moídos. E pode ser doce ou picante.
Combina com: molhos, ovos e na finalização de pratos com aves e carnes.
TOMILHO
Origem: região do Mediterrâneo.
Combina com: carnes grelhadas, queijos e peixes.
Assista ao vídeo TEMPEROS: QUEM COMBINA COM O QUÊ? PARTE 01 no canal Mãozinha na Cozinha lá no YouTube. No próximo post trarei mais seis temperos. Fique de olho!
Até a próxima!