TEMPEROS: QUEM COMBINA COM O QUÊ? – #PARTE 02
No post anterior falei sobre seis temperos que podemos utilizar desde saladas até massas: alecrim, louro, manjericão (ou basílico), orégano, páprica doce e tomilho.
Lembrando sempre que são os temperos que fazem a grande diferença no sabor e aroma de um prato, trazendo também muita personalidade, lembranças e história dos pratos e receitas, nos remetendo a tantas regiões no mundo. Sem falar nas memórias afetivas daqueles pratos que saboreamos e que marcaram na nossa vida em algum momento, exatamente pelo fato de apresentar um sabor tão característico. No post de hoje, trago mais seis temperos que também são conhecidos e facilmente encontrados: açafrão (ou cúrcuma), colorau (ou urucum), cominho, curry, mostarda e noz moscada.
AÇAFRÃO OU CÚRCUMA
Origem: região do Mediterrâneo. É também conhecido como cúrcuma.
Combina com: molhos, frango, peixe, arroz, purês, risotos, caldos, massas e até em doces, devido a sua coloração alaranjada. Porém, seu uso tradicional é no curry.
COLORAU ou URUCUM
Origem: América do Sul. A semente de urucum é seca e triturada dando origem ao tempero denominado colorau.
Combina com: carnes, frangos, pescados, sopas e ensopados. Pelo fato dele ter um sabor suave e adocicado, ele ressalta os sabores dos alimentos. O colorau pode ser usado apenas para dar um tom avermelhado a uma receita.
COMINHO
Origem: Egito Antigo e região do Mediterrâneo. Atualmente, é cultivado principalmente na Índia, na África do Sul, no Oriente Médio e no México.
Combina com: pratos à base de queijos, ovos, carnes, batatas e legumes. Possui um sabor muito marcante. Utilize com moderação!
CURRY
Origem: Índia. Muito utilizado na gastronomia asiática.
O curry é composto por uma mistura de especiarias, sendo a principal delas o açafrão (ou cúrcuma). As demais especiarias são cardamomo, coentro, gengibre, cominho, noz moscada, canela, pimenta (de diferentes tipos), cravo e canela.
Combina com: frangos e carnes. Mas também pode ser utilizado no preparo de legumes e leguminosas, como cenoura e batata.
MOSTARDA
Origem: não existe precisão quanto à sua origem, porém ela já era utilizada há milênios, na medicina indiana. Na idade Média, os cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento a partir das sementes moídas e misturadas com mel e vinagre.
Combina com: molhos caseiros, saladas, frango, omeletes e queijos.
NOZ MOSCADA
Origem: Indonésia.
Combina com: molhos, pratos cozidos e assados e também em doces. Porém, recomenda-se utilizar a noz moscada com moderação, pois em grandes quantidades ela pode ser tóxica.
Assista ao vídeo TEMPEROS: QUEM COMBINA COM O QUÊ? PARTE 02 no canal Mãozinha na Cozinha lá no YouTube.
Até a próxima!