TIPOS DE BANANAS

A banana é uma das frutas mais populares do Brasil. Pode ser consumida in natura, em bolos, doces, pratos salgados, tais como farofa ou até mesmo com arroz e feijão. Ela é extremamente rica em vários nutrientes: potássio, ferro, magnésio, carboidratos, proteína, vitaminas B6, A e C, além de muitas fibras. E por ser rica em potássio, ela diminui as câimbras.

Mas você conhece e sabe diferenciar os tipos de bananas?

Selecionei aqui as cinco variedades de bananas mais conhecidas no Brasil: Nanica, Prata, Maçã, Ouro e a Banana da Terra.

Veja abaixo quais são as diferenças e as características de cada uma delas.

BANANA NANICA

A Banana Nanica, também é conhecida como Caturra ou ainda, Banana D’Água. Apesar do nome que recebe “Nanica”, ela não é a menor banana do mercado. Ela recebe esse nome porque a árvore em que ela cresce é pequena. Você consegue identificá-la pela casca fininha e com coloração amarelo-esverdeada.

É a banana mais rica em potássio e tem bom teor de magnésio. Ela é uma boa opção de fruta para quem pratica muita atividade física e acaba perdendo esse mineral através do suor, além de ajudar na prevenção de câimbras.

Ela amadurece muito rapidamente e pode ser utilizada em vitaminas e em receita de bolos, farofas e até mesmo, ser consumida in natura com arroz e feijão.

BANANA NANICA

BANANA PRATA

A Banana Prata é uma excelente opção para quem gosta de preparar doces, pois a sua polpa é extremamente consistente. É ideal para fazer uma deliciosa bananada!

Em termos de formato, ela é mais reta do que a banana Nanica ou Caturra e a sua casca possui cinco facetas.

Ela também pode ser consumida in natura ou em vitaminais. Dentre todas as opções de banana, ela é a mais duradoura, é a mais rica em vitamina C. Tem um bom teor de potássio, mas perde para a banana Nanica. A Banana Prata pode ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. É uma boa opção de lanche ou complemento de refeição.

BANANA PRATA

BANANA MAÇÃ

A Banana Maçã é a banana que apresenta o menor teor calórico. Ela é pequena e tem uma casca bem firme.

A característica mais marcante dessa banana é o perfume, que lembra muito o da maçã. Ela é utilizada na preparação de doces e também é muito consumida em salada de frutas, já que ela demora a ficar escura.

Em termos de quantidade de proteínas e fibras, ela é a campeã quando comparada com as demais. A Banana Maçã é o tipo de banana que tem maior teor de manganês e fosforo, ambos nutrientes essenciais para ossos.

BANANA MAÇÃ

BANANA OURO

A Banana Ouro é a menor das espécies produzidas no Brasil. Mas não se engane tá? Ela é a banana mais calórica, contendo 158 calorias a cada 100 gramas. Ela também conhecida como dedo-de-moça, banana-imperador e banana-mosquito.

Este tipo de banana é excelente para ser consumida in natura já que tem uma polpa doce e muito perfumada.

BANANA OURO

BANANA DA TERRA

A Banana da Terra é uma das maiores espécies de banana do país. Dentre todas elas, é a banana que contém maior teor de amido, ou seja, carboidrato e é muito rica em vitamina B1. É fácil identifica-la: sua casca é amarelo-escura com manchas marrons quando está bem madura, e o seu formato é mais achatado.

Essa banana também é conhecida por outros nomes como Banana Pacovan, Banana Comprida e Banana Chifre de Boi. Ela é ideal para ser cozida, frita ou assada. Diferente das demais bananas, não é muito aconselhável consumir a Banana da Terra in natura, pois pode ser um pouco indigesta devido a grande quantidade de amido que ela tem.

BANANA DA TERRA

Acesse o canal Mãozinha na Cozinha no YouTube e assista ao vídeo TIPOS DE BANANAS.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *