TIPOS DE MELÕES
O melão é uma fruta versátil e pode ser consumida in natura, em saladas, sucos e vitaminas. Ele teve origem no Oriente Médio e logo em seguida espalhou-se pela Europa. No Brasil, ele chegou na década de 50 e a partir da década de 70 o cultivo do melão passou a ser forte no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte e Ceará.
Existem algumas variedades de melão hoje em dia sendo produzidas no Brasil que podem ser brancas, verdes e amarelas, e que são encontradas no mercado.
Hoje trago 6 variedades de melão para mostrar a vocês: o Amarelo, o Cantaloupe, o Orange, o Pele de Sapo, o Matisse (ou Dino) e o Galia.
MELÃO AMARELO
Ele também é conhecido popularmente como melão Rei ou melão Redinha. Possui uma casca com textura levemente rugosa e com coloração amarela forte, a polpa variando de verde-clara, quase branca até creme. Seu formato é arredondado. Essa é a variedade mais comum e mais cultivada no Brasil. Recomenda-se utilizar o melão amarelo em receitas de saladas ou carpaccio de frutas, cortando a fruta em fatias bem fininhas para dar crocância. Também é utilizado em sucos.
MELÃO CANTALOUPE
Esse é um melão muito perfumado, de sabor bem suave, mas marcante. Seu formato é arredondado e sua casca é esverdeada, enrugada e rendada e sua polpa é alaranjada. Essa variedade de melão é bem doce e precisa ser armazenado sempre na geladeira, pois ele estraga mais rápido que os outros tipos de melões. Esse melão é ótimo para o preparo de mousses.
MELÃO ORANGE
Esse também é um melão bem aromático e bastante doce. Tem formato arredondado e casca com coloração que varia do creme ao laranja e lisa. Ele apresenta uma polpa bem alaranjada. O melão Orange pode ser utilizado em receitas de caipirinhas e vai muito bem em saladas.
MELÃO PELE DE SAPO
Esse melão recebe esse nome pois a casca dele é verde clara com manchas verdes escuras e levemente enrugada lembrando a pele de um sapo. Ele é oval ou alongado e sua polpa é branca ou esverdeada. Dentre as variedades de melões, esse é o maior entre eles. Utiliza-se este melão na preparação de drinques e sorbets.
MELÃO MATISSE
Esse melão também é conhecido como melão Dino. A primeira marca comercial foi batizada de Matisse em homenagem ao pintor francês Henri Matisse, porque a casca desse melão parece uma obra de arte. Com o passar do tempo, os compradores diziam que a fruta se parecia com um ovo de dinossauro, o que fez a empresa que comercializa esse melão trocar o nome comercial para Dino.
O melão Matisse possui uma casca amarela bem clarinha, que beira o branco, coberta por pintas de coloração esverdeada. E sua polpa é branca. Esta variedade é tida como uma das mais doces e pode ser utilizado em receitas de saladas, sorbets e carnes defumadas.
MELÃO GALIA
É também um melão bem aromático. Ele é redondo apresentando uma casca amarela quando ele está completamente maduro e rendada. O que o diferencia do melão Cantaloupe é que a sua casca é amarela e a casca do melão Cantaloupe é esverdeada. Além disso, sua polpa tem uma coloração que varia de branco a esverdeado, enquanto a polpa do melão Cantaloupe é alaranjada. O melão Gália vai muito bem no preparo de canapés.
O melão é uma fruta que contém baixas calorias, rico em água, contém vitamina A e flavonoides, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes.
Assista ao ao vídeo TIPOS DE MELÕES lá no canal Mãozinha na Cozinha no Youtube!
Até a próxima Dica! 😉
Muito boa a informação, tirou minhas dúvidas. Parabéns
Na próxima escolha um pele de sapo “escriturado” , ou seja, com ranhuras que cubram toda a casca. Esse é o ponto ideal de maturação para essa fruta. Fruta Lisa como na foto foi colhida ainda verde e não tem todo o sabor característico.
Gostaria de saber se posso usar a casca do melão pele de sapo, na preparação de suco.
Olá Sônia!
Nunca utilizei a casca de melão para preparar sucos. Já utilizei a casca de abacaxi para fazer chá, por exemplo. Então, não sei dizer se pode ou não e se o sabor fica agradável.
Beijo da Gisa 😉