TOMATE…. UM CURINGA NA COZINHA! MAS… QUAIS OS TODOS QUE VOCÊ CONHECE?

Muitos ainda discutem sobre a identidade do tomate. Afinal, ele é um fruto ou um legume?

Bem, cientificamente falando, a Botânica, que é a área da biologia que estuda todas as características apresentadas pelos vegetais, diz que o tomate é um fruto. Porém, tem menos açúcar do que as frutas. Com ele, é possível se fazer sucos deliciosos.

Em termos culinários, uma vez que ele é utilizado em saladas, molhos e pratos quentes salgados, ele é considerado um legume.

É muito difícil entrar numa cozinha e não encontrar um tomate na geladeira ou na fruteira. Afinal, fazer uma salada de tomates é algo muito rápido e prático!

O tomate possui uma alta concentração de licopeno, que é um pigmento antioxidante. Leia mais na seção do Blog no post O Licopeno e Seus Benefícios.

Mas… você conhece todos os tipos de tomates? Sabe dizer qual tomate é bom para fazer molhos e qual é bom para fazer saladas? Pois é, tem diferenças!! Vamos dar uma olhada?

 

Tomate Carmem

 

É o tomate mais comum encontrado no mercado. É grande e de coloração vermelha mais clara. É chamado de tomate “longa vida” e quando conservado na geladeira, dura muito. Ele é ótimo para fazer saladas e recheado ao forno, mas não é recomendado para fazer molhos, pois é bem aguado. E o molho fica com uma coloração alaranjada.

 

Tomate Italiano

 

 

O tomate italiano é mais vermelho e tem um formato alongado. Esse sim, é ideal para fazer molhos porque tem muita polpa e pouca semente. Ele também é utilizado para fazer o famoso tomate seco. Porém, é um tomate que não dura tanto quanto o tomate carmem. O suco e drinks feitos com esse tomate ficam joias!

 

Tomate Sweet Grape

 

Esse tomate é bem pequenino. E seu formato lembra uma uva. É um tomate doce e muito usado para saladas e como decoração de pratos frios. Pode ser encontrado em duas colorações: vermelho e amarelo. Os tomates sweet grape maiores são também conhecidos como tomates gourmet.

 

Tomate Cereja

 

Esse tomate parece uma miniatura do tomate carmem. Tem um sabor adocicado e é bem aguado. Ele é ótimo para se fazer saladas e espetinhos de legumes.

 

Ainda temos outros tipos de tomates: o Holandês, o Caqui e o Débora.

O tomate holandês é aquele que vem em ramo com algumas unidades. Não é muito fácil de ser encontrado. É doce e não muito ácido. É utilizado para fazer ketchup.

O tomate caqui é grande e alguns chegam a pesar até 300g! É bem vermelho e não é tão doce. Ele é ótimo para fazer vinagretes.

O tomate débora é muito parecido com o tomate carmem porém, é menos ácido. É um tomate excelente para saladas. Também pode ser utilizado para fazer molhos, mas lembrando que o ideal para molhos é o tomate italiano. É bem aguado e tem mais sementes do que todos os outros tomates.

Assista ao vídeo Tomates: quais os tipos? no canal do Youtube Mãozinha na Cozinha, ok? Aproveite e se inscreva, tá?

Agora que você já conhece quais os tipos de tomates, leiam o post Como Escolher e Comprar Tomates? na seção  #FICA A DICA DA GISA.

Você sabe a origem do tomate? Não? Então dê uma olhada no post Onde Surgiu o Tomate? na seção HISTÓRIAS NA COZINHA.

 

Até a próxima!  😉

 

2 comments

  • Lucas Silva

    Eu tinha comentado no vídeo sobre tomate a minha experiência com o tomate holandês. Eu achei ele muito ácido, tanto é que fez murchar todo o alface que acompanhava a salada. Mas na verdade ele não é (ou não era pra ser) ácido. Será que o tomate holandês que eu comprei tava estragado?

    Outra coisa: qual é o melhor lugar pra guardar o tomate: na fruteira ou na geladeira?

    • Gisa

      Olá Lucas!!
      Talvez você tenha comprado um tomate não completamente estragado, mas um pouco mais “passado” e já com um início de processo de fermentação e por isso a acidez mais intensa.
      Quando for comprar tomates, atente-se para a aparência e coloração, além da presença de manchas escuras e furinhos, que pode ser um indício da presença de bichinhos em seu interior.
      Procure comprar tomates mais firmes ao toque. Assim você fica mais seguro de não pegar um tomate passado.
      Com relação ao local de armazenamento, vai depender da coloração e firmeza do tomate.
      Mas antes de guardar o tomate, lembre-se de limpá-lo de forma adequada, lavando-o e secando-o logo em seguida. Depois disso, observe se o tomate está mais ou menos vermelho e se está firme também.
      Se ele estiver verde ou meio amarelado, você pode deixa-lo na fruteira pois, em ambiente com temperatura elevada, o amadurecimento do tomate ocorre mais rapidamente. Mas em contrapartida, isso pode, em alguns casos, reduzir o tempo de vida útil do tomate. Agora, quando ele já estiver maduro, recomenda-se guardá-lo em temperatura que varia de 9° C a 12° C, ou seja, na geladeira.
      O tomate carmem é o tomate de maior durabilidade e que é ótimo para saladas. Se você comprar esse tipo de tomate e deixa-lo na geladeira, ele pode durar até duas semanas!
      Beijo da Gisa 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *