VOCÊ SABE DESCASCAR MANDIOCA?
A mandioca é uma raiz popularmente conhecida por vários nomes dependendo da região do Brasil, tais como: aipim, macaxeira, maniva, maniveira, castelinha. Ela é uma boa fonte de fibras que pode ajudar a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue.
A mandioca é dividida em dois grupos: mandioca-mansa e mandioca-brava. O que difere uma e outra é tempo de colheita e o nível de ácido cianídrico (que é uma substância tóxica) presente na raiz. A mandioca mansa é aquela que encontramos no mercado. Já a mandioca-brava tem um uso mais industrial.
E por falar em uso, são diversas as formas de consumir a mandioca. Ela pode ser usada na forma cozida, como base no preparo de sopas, bolos, pães, purês, assada, frita e na forma de farinha, tapioca, sagu e beiju.
Quando você vai ao mercado ou ao sacolão, muitas vezes você tem a opção de comprar a mandioca já sem a casca. Mas quando isso não é possível, você compra a mandioca com casca e vai ter que tirá-la para cozinhar.
Mas não se preocupe! Descascar mandioca não é nenhum bicho de sete cabeças!
O primeiro passo é lavar bem a casca da mandioca. Em seguida, corte a mandioca em pedaços menores. Isso facilita muito na hora de retirar a casca.
Utilizando uma faca afiada, faça cortes profundos na casca no sentido do comprimento. Depois do corte feito, com o auxílio da faca, puxe a casca a partir do corte.
Pronto!!! Mandioca sem casca!
Agora é só repetir o processo, lavar os pedaços de mandioca e eles estarão prontos para serem utilizados!
Lá no YouTube, no canal Mãozinha na Cozinha, deixei um vídeo mostrando esse passo a passo que descrevi acima. É só assistir ao vídeo COMO DESCASCAR MANDIOCA?.
Até a próxima Dica! 😉