ZIMBRO
Hoje quero falar sobre uma especiaria altamente aromática e que é utilizada tanto na culinária quanto na produção de bebida: o Zimbro!
O zimbro é uma planta nativa da Europa e que, além de ser o ingrediente primordial na produção do Gin, ele também é conhecido pelos seus benefícios e propriedades medicinais, como: auxílio na digestão, ação antioxidante, antisséptica, anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana.
Por possuir um sabor marcante ele é muito utilizado na preparação de condimentos devido ao gosto especial que deixam nas receitas. Além disso, ele pode ser utilizado como tempero em receitas, no preparo de drinques, chás e óleos essenciais.
E por falar em drinques, o zimbro é o ingrediente essencial para a fabricação do Gin! É ele o responsável pela base de sabor desta bebida.
Uma curiosidade interessante é a utilização do zimbro nas carnes de caça, como por exemplo. carnes de cervos, pelo fato delas possuírem sabor e aroma fortes. Então, o zimbro é usado para disfarçar essas características.
Porém, o zimbro foi incorporado, ao longo do tempo e sem exageros, em outros preparos de carnes de sabor menos pronunciado, como a carne suína e a bovina. Ele também pode ser utilizado em marinadas de peixes e frutos do mar, mas também sem pesar a mão!
Em pratos doces, é possível usar o zimbro em geleias e coberturas para doces, bolos e tortas, mostrando aí uma boa versatilidade de utilização. Não deixe de assistir ao vídeo ZIMBRO lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.
Até a próxima Dica! 😉